50 Anos da Revolução Cubana

Saudacoes companheiras e companheiros…

Nesse ultimo 1 de janeiro a Revolucao Cubana cumpriu 50 anos desde seu triunfo. Nesse marco se faz extremamente importante comemorar suas grandes conquistas e também ter em conta seus erros.

São 50 anos de resistência e construção. Os princípios dessa revolução tem sido defendidos pelo povo cubano a custa de qualquer sacrifício. Nesses 50 anos esse povo foi provado pela guerra, pela fome, e não sedeu um centímetro de sua soberania.

Quem prova do gosto de ser livre não se rende fácil. Desde de seu triunfo no ano de 59 esse pais sofreu ataques, terroristas, genocidas, bancadas pelo governos dos Estados Unidos. O Bloqueio Economico perdura ate então, afetando não somente ao seu governo, mas diretamente ao povo. Até mesmo a compra de medicamentos e equipamentos médicos são limitados pelo Bloqueio.

Mas mesmo baixo essa dura condição, a revolução desde o começo deu seus frutos. Uma das conquistas mais importantes para nós camponeses sem terras, é a Lei de Reforma Agraria firmada em 17 de maio de 1959. Foi uma das medidas mais importantes na sua primeira etapa, ao beneficiar mais de cem mil famílias dando um duro golpe contra o latifúndio.

Essa lei fixou 402 hectares como o máximo de terra que podia possuir uma pessoa. Junto a essa outras medidas foram tomadas, como as nacionalizações antimperialistas. E em 1961, ante uma multidão numa praça de Havana, Fidel proclamou o caráter socialista da Revolucao. Horas depois, o povo saiu a defender sua independência nas areias de Praia Giron.

E sobre os idéias socialistas essa revolução se forjou. Na década de noventa passaram por seu momento mais difícil. Com a queda da Uniao Sovietica, Cuba perdeu seu mais forte parceiro econômico. Cuba havia se tornado muito dependente dessa relação. Não desenvolveu suas próprias industrias. Como preço desse erro, entrou em uma dura crise econômica. Seu PIB caiu 35%. Entraram no chamado período especial. Se não fora a extrema convicção socialista dos cubanos, a revolução teria caído. Faltou combustível, os transportes pararam, não havia luz, as industrias fecharam, os trabalhadores tiveram que deixar seus postos de trabalho, a comida era escassa. O governo revolucionário manteve um salário aos trabalhadores que não tinham como trabalhar, aos anciãos e crianças manteve uma cota de comida, não se permitiu fechar nem hospitais, nem escolas.

Como resposta Estados Unidos fortaleceu ainda mais o Bloqueio. E a Revolucao resistiu. Hoje continua somando conquistas. Fortalece suas relações com Venezuela, China, Corea, e muitos outros países. Vence o bloqueio. Vence qualquer ataque que há sofrido.
Em respeito a saúde seu índice de mortalidade infantil alcançou 4,7 a cada mil nascidos vivos, esse e o índice mais baixo da America, mais baixo que Canadá ou mesmo EUA, o que demonstra o bem estar e o desenvolvimento dessa população e seus altos níveis educacionais. Ademais de investir no desenvolvimento do seu povo, há contribuído como nenhum outro pais a tentativa de solucionar problemas internacionais. A solidariedade tem sido uma marca muito forte. Na medicina há centenas de cubanos em missões em outros países, já tem formado mais de 6000 mil médicos estrangeiros.

Não há duvida que o projeto Socialista Cubano é vitorioso, e com certeza seu maior herói é seu próprio povo. A Revolucao Cubana segue sendo uma grande referencia para nossa luta, como sem terras, como trabalhadores, que lutamos pelo socialismo. Talvez essa ilha seja uma das maiores provas de que um outro mundo é possível.

De toda a história de luta dos cubanos fica uma grande lição, como diz a máxima de Marti - "a liberdade custa muito cara, e é necessário aceitar a viver sem ela, ou decidir-se a compra-la pelo seu preço".

Saudacoes Socialistas....

Everton